O Grupo de Física Aplicada a Medicina e Nanotecnologia (GFAMN) é uma renomada equipe de pesquisa da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), localizada na cidade de Bauru. O Grupo surgiu com quatro líderes proeminentes: os professores Paulo Noronha Lisboa, Marina Piacenti da Silva, Wallance Moreira Pazin e Marcela de Oliveira do Departamento de Física e Meteorologia. Sua base está no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT).
Desde a sua fundação, o GFAMN tem sido um lar para uma variedade de mentes brilhantes e ambiciosas, incluindo alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. O grupo é verdadeiramente multidisciplinar e une campos do conhecimento como a física, biologia, química, farmácia e odontologia.
Buscamos não apenas expandir os limites do conhecimento, mas também nos comprometemos com a formação de uma nova geração de pesquisadores e profissionais altamente qualificados. Através de projetos de pesquisa, publicações, colaborações acadêmicas e participação em conferências, o grupo continua a deixar sua marca no cenário científico nacional e internacional, contribuindo para o avanço da ciência e da tecnologia.
Contribuímos para o desenvolvimento de diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes com nanotecnologias que prometem transformar o cuidado à saúde. Também desenvolvemos novos materiais que podem ser utilizados por diversas indústrias, ou mesmo em implantes.
As colaborações multidisciplinares entre os especialistas de diferentes disciplinas dentro do grupo promovem uma abordagem inovadora para os desafios enfrentados no campo da ciência dos materiais e nanotecnologia.